Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A submissão está em 2 (dois) arquivos: 1- Página de título; 2- Texto do artigo, de acordo com os modelos disponíveis nas "Diretrizes para os Autores".

Diretrizes para Autores

A interface de submissão da Revista Científica Eletrônica do Conselho Regional de Farmácia da Bahia localizada on line em https://rce.crf-ba.org.br/, encontra-se na plataforma do Open Journal Systems (OJS) para recebimento de manuscritos. Este sistema baseado na Web solicita que os autores insiram informações necessárias de forma padronizada para aumentar a consistência das informações disponíveis durante a revisão por pares. As submissões podem ser iniciadas e concluídas durante vários acessos e não em uma sessão.

Para acessar um tutorial com passo a passo para a submissão de seu trabalho científico, clique aqui.

Toda a correspondência, incluindo notificação da decisão do editor e pedidos de revisão, é enviada por e-mail ao indivíduo apontado como autor correspondente durante a apresentação inicial do manuscrito. Os autores podem obter informações sobre o status do manuscrito acessando o site a qualquer momento à medida que a submissão passa pela revisão da equipe, revisão por pares e etapas de tomada de decisão.

Para garantir que a submissão contenha todos os elementos necessários antes da aprovação do recebimento para avaliação é necessário que o autor verifique a contemplação da realização dos procedimentos listados abaixo:

  • Ler o Guia para Autores para garantir que o manuscrito siga os requisitos da Revista Científica Eletrônica do Conselho Regional de Farmácia da Bahia todas as políticas relevantes foram seguidas;
  • Revisar o manuscrito para o atendimento das normas e diretrizes metodológicas Vancouver;
  • Revisar o manuscrito para clareza e quaisquer erros de ortografia ou gramática.
  • Verificar se a página do título contém todos os elementos necessários;
  • Designar um autor como o autor correspondente com endereço de e-mail e endereço postal completo;
  • Verificar se o arquivo do manuscrito completo está carregado como um documento (inclui página de título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, se aplicável, texto manuscrito e referências) no formato de arquivo nativo do programa de processamento de palavras (por exemplo, Microsoft Word);
  • Verificar se as tabelas e figuras estão carregadas no corpo do texto do manuscrito
  • Verificar se os arquivos suplementares foram carregados (se aplicável);
  • Revisar se os números das páginas estão incluídos em todas as páginas do manuscrito;
  • Revisar todas as referências na lista de referência e verificar se estão incluídas no texto e vice-versa;
  • Utilizar de software de processamento de palavras;
  • Verificar se o arquivo do manuscrito foi salvo no formato nativo do software de processamento de palavras utilizado;
  • Observar e revisar se o texto está em formato de coluna única;
  • Manter o layout do texto o mais simples possível;
  • Observar que a maioria dos códigos de formatação será removida e substituída no processamento do artigo;
  • O uso de formatação de texto básico (negrito, itálico, subscrito, sobrescrito, etc.) é incentivado quando apropriado.

SUBMISSÃO DO ARTIGO

A submissão deve ser realizada em 2 (dois) arquivos diferentes:

  1. Página de Título de acordo com o modelo da página de título
  2. Estrutura do texto artigo em arquivo único, de acordo com o modelo do texto do artigo

Informações essenciais da página do título

As seguintes informações devem ser incluídas na página do título:

  • Lista completa de autores: para cada autor inclua as seguintes informações
    • Abreviaturas de grau;
    • Nome completo;
    • Afiliação atual (e filiação passada se fosse diferente no momento da conclusão do manuscrito e/ou do projeto) incluindo instituição, cidade e estado;
    • Identificador ORCID (os autores devem incluir seu identificador ORCID; ver página do Orcid para saber mais e obter um ID; Identificadores ORCID podem ser adicionados à sua conta do Gerente Editorial atualizando suas informações pessoais);
  • Designação do autor correspondente, incluindo e-mail e endereço postal completo;
  • Apoio financeiro ou material se houver na condução do estudo. Se não houver apoio, inclua a seguinte declaração: "Esta pesquisa não recebeu nenhuma subvenção específica de agências de financiamento nos setores públicos, comerciais ou sem fins lucrativos"
  • Divulgações de conflitos de interesse: conflitos de interesse podem incluir, mas não se limitam ao envolvimento em publicações revisadas por pares e interesses pessoais ou financeiros que possam influenciar a escrita. Os interesses financeiros consistem em subvenções, emprego, presentes, ações, honoraria, consultorias, depoimentos de especialistas, patentes e/ou royalties. Potenciais conflitos de interesse devem ser claramente declarados. Se os autores não tiverem conflitos, inclua a seguinte declaração: "Os autores não declaram conflitos de interesse relevantes ou relações financeiras".
  • Participação dos autores, informando a contribuição de cada autor para a elaboração do artigo, ou se todos contribuíram de forma igualitária. 

O modelo da Página de título está disponível clicando aqui.

Informações essenciais do texto do artigo

A estrutura de artigo da Revista Científica Eletrônica do Conselho Regional de Farmácia da Bahia deve conter um único arquivo de processamento de palavras da seguinte forma (detalhes adicionais são fornecidos no texto subsequente):

  • Título do Artigo (incluindo contagem de palavras; ver categorias de trabalhos)
  • Resumo e abstract (exigido para todas as categorias de artigo)
  • Palavras-chave e keywords
  • Texto do artigo
  • Referências

O modelo do Texto do Artigo está disponível clicando aqui.

Tabelas, figuras e qualquer material suplementar devem estar no corpo do texto do artigo.

Título do artigo

O título deve ser apresentado em português e em inglês. Embora títulos mais longos possam às vezes ser permitidos, os autores devem fazer um esforço para restringir títulos a não mais do que 95 caracteres e espaços (aproximadamente 12 palavras) de comprimento. Além disso, o uso de siglas em títulos deve ser evitado sempre que possível.

Resumo

Máximo de 300 palavras contendo claramente introdução, objetivo(s), metodologia, resultados, discussão e conclusão. Não são permitidas citações tampouco abreviações sem apresentar seu respectivo significado.

Abstract

Deve conter o texto do resumo na língua inglesa, seguindo todas as exigências do item anterior “resumo”.

Referências

As fontes na literatura revisada por pares (publicadas ou aceitas para publicação) ou de outras entidades autoritárias (por exemplo, relatórios de grupos de trabalho especializados ou órgãos governamentais) devem ser citadas no texto como referências usando inteiros sequenciais de sobrescrito e colocadas em uma lista de referência após a seção Conclusão.

Certifique-se de que todas as referências citadas no texto também estão presentes na lista de referência e vice-versa. Quando possível, evite o uso de referências no resumo. Resultados não publicados, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, tese de doutorado e comunicações pessoais não devem ser incluídos na lista de referência.

Formato da referência1:

1Sobrenome, INICIAIS. Título do artigo. Revista. Ano; Volume(número):página. DOI

Exemplos:

Matos TB, Silva L de A, Valasques Junior GL, Santana IV, Milagres MP. Evaluation of gustatory sensitivity of individuals with Type 2 Diabetes Mellitus and their relatives. RSD [Internet]. 2021;10(3):e41610313525. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13525

Cerqueira MG, Santos RL, Souza PM, Valasques Junior GL, Souza TS. Evaluation of antimicrobial use in elderly hospitalized in a public hospital. RSD [Internet]. 2021;10(14):e558101420683. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.20683

Tabelas, números e outras ilustrações 

O número de tabelas e figuras aceitas são iguais a 5 (cinco) de cada, independente da categoria de submissão de artigos. Consulte as categorias de trabalhos para visualizar critérios específicos. Tabelas e figuras devem ser apresentadas no corpo do texto do manuscrito.

Tabelas
Envie tabelas como texto editável, não como imagens. As tabelas devem ser preparadas usando as funções nativas de criação de tabelas do software de processamento de palavras que está sendo usado em vez de espaço branco (por exemplo, guias para denotar colunas). Tabelas maiores que uma página serão rejeitadas. Tabelas devem ser numeradas consecutivamente de acordo com sua aparência no texto e obrigatoriamente relatadas em quaisquer notas de tabela abaixo do corpo da tabela. Recomenda-se rigor quanto à necessidade do uso de tabelas, certificando-se de que os dados apresentados nelas não duplicam os resultados descritos em outros lugares do artigo. Apenas os dados ou destaques mais importantes devem ser fornecidos em formato de tabela. A tabela em si deve conter todas as informações necessárias para transmitir o significado pretendido sem a necessidade do leitor se referir ao texto. Todas as siglas e/ou abreviaturas utilizadas dentro da tabela devem ser definidas em uma legenda abaixo da tabela. Para matemática e cálculos exibidos nas tabelas, certifique-se de que os resultados estão corretos. Use títulos de coluna apropriados para facilitar a interpretação.

Figuras
As figuras devem ser apresentados incorporados ao manuscrito. Gráficos devem ser apresentados em um formato editável (por exemplo, Excel, Word, PowerPoint ou programas similares). A submissão neste formato permite que editores da Revista Científica Eletrônica realizem edições básicas, como a troca de fontes em eixos de etiqueta.

Fotografias ou ilustrações

As fotografias ou ilustrações submetidas à publicação no manuscrito devem ser rotuladas como uma figura. Esses arquivos devem ser fornecidos em formatos PNG, TIFF ou JPEG em 300 pontos por polegada quadrada (dpi) para imagens coloridas ou 600 dpi para imagens em preto e branco.

Divulgação de conflitos de interesse

Todos os autores devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam influenciar inapropriadamente (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais interesses concorrentes incluem emprego, consultoria, propriedade de ações, honoraria, testemunho de especialistas pagos, pedidos/registros de patentes e subvenções ou outros financiamentos. Os autores devem divulgar quaisquer interesses em uma divulgação sumária da declaração de conflitos de interesse na página do título. Se não há interesse em declarar, por favor, inclua uma declaração de que não há conflitos a serem divulgados. Esta declaração de resumo será publicada em última instância se o artigo for aceito.

Revisão e aprovação ética

Os artigos envolvendo participantes humanos são obrigados a afirmar no texto do artigo, bem como na carta de apresentação, que a aprovação ou isenção foi concedida por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Deve ser citado o Certificado de Apresentação de Apreciação Ética – CAAE. Os artigos que não contenham o CAAE, não serão considerados para revisão por pares até que o status do Comitê de Ética Institucional seja determinado. Se as informações de revisão do Comitê de Ética Institucional não puderem ser fornecidas ou forem recusadas, o artigo será rejeitado. Se uma dispensa foi concedida por um Comitê de Ética Institucional, descreva brevemente a justificativa.

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

Verificação do plágio

Técnicas utilizadas para detecção de plágio

Quando submetidos à revista Científica Eletrônica do CRF-BA, os artigos passam por pré-avaliação, na qual são utilizadas técnicas aptas a detectar a presença de plágio no corpo do texto. 

As técnicas utilizadas são:

  • Detecção de plágio por citação: Documentos que tenham citações plagiadas de obras provavelmente terão citações significativas sobrepostas com suas fontes. Esse método funciona mesmo que o documento seja completamente reescrito (e apenas a ideia tenha sido plagiada) e também pode detectar plágio traduzido.
  • Motor de busca: Utiliza-se o motor de buscas do Google, em que um trecho significativo é extraído do artigo e colado no buscador de modo a aferir se há texto idêntico em outros documentos.
  • Ferramentas automáticas: Os editores da revista Científica Eletrônica do CRF-BA também contam com as seguintes ferramentas automáticas detectoras de plágio:

http://www.plagium.com/

CopySpider

Revisão por pares

Todos os manuscritos são inicialmente selecionados pelo editor e editores associados em um processo de revisão da equipe para determinar se encaixam com o escopo geral da Revista Científica Eletrônica do Conselho Regional de Farmácia da Bahia, mérito científico e relevância para o campo. Os autores de manuscritos não selecionados para revisão por pares são geralmente notificados desta decisão dentro de 2 semanas após a submissão.

A Revista Científica Eletrônica do Conselho Regional de Farmácia da Bahia usa um processo de revisão parcialmente aberto por pares no qual as identidades dos autores são divulgadas, mas as identidades dos revisores são mascaradas. Após as críticas serem recebidas de vários revisores, o editor correspondente considera essas revisões em uma decisão inicial de aceitar, solicitar revisões, rejeitar ou obter avaliações adicionais.

Alguns tipos de artigos selecionados (por exemplo, relatos de caso, avanços na prática farmacêutica) não estão sujeitos ao processo de revisão por pares. Em vez disso, estes serão revisados pelo editor, editores associados e/ou equipe para fornecer retorno aos autores, a fim de melhorar a clareza e se adequar ao escopo da Revista Científica Eletrônica do Conselho Regional de Farmácia da Bahia.

PROTOCOLOS APÓS APROVAÇÃO

Após a aceitação de um artigo, os autores serão solicitados a assinar um Contrato de Publicação de Revistas. Um e-mail será enviado ao autor correspondente confirmando o recebimento do manuscrito juntamente com um formulário de Contrato de Publicação de Revistas.

Os artigos aceitos estão sujeitos a revisões editoriais e serão publicados em uma edição da Revista Científica Eletrônica do Conselho Regional de Farmácia da Bahia na modalidade de fluxo contínuo, ou seja, na edição que estará aberta no momento da aprovação da submissão.

Os autores podem verificar o status de seu manuscrito visitando a página da Revista Científica Eletrônica do Conselho Regional de Farmácia da Bahia  (https://rce.crf-ba.org.br) ou enviando e-mail diretamente aos editores através do e-mail revistacientifica@crf-ba.org.br.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

O artigo aceito para publicação será licenciado sob uma Licença da Creative Commons Atribuição (CC-BY), que permite que outros compartilhem o trabalho desde que seja dado o reconhecimento da autoria e publicação inicial da obra nesta revista.

ARQUIVAMENTO

A Mediações tem habilitada as opções de arquivamento (LOCKSS e CLOCKSS) que permite armazenar e distribuir o conteúdo da revista em bibliotecas participantes. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.